Novos rumos, novas práticas profissionais
Ao longo da história os caminhos para aprender e dominar as práticas profissionais sempre foram diversos. Durante a Idade Média as guildas ou corporações de ofício (que congregavam artesãos como pedreiros, padeiros, alfaiates entre outros) cumpriam a tarefa de regular e verificar quem poderia migrar de aprendiz para oficial e, adiante, para mestre. Séculos depois, com o advento da Revolução Industrial, surgiu uma grande demanda por mão-de-obra que reorganizou vários aspectos de nossas sociedades. Um exemplo é o papel destinado às mulheres na educação e cuidados dos filhos. A oferta de serviços educacionais e hospitalares liberou parte do tempo dessas mulheres para que ingressassem na atividade fabril. Cabia às escolas, além do ensino disciplinar (matemática, história, geografia, literatura etc.), preparar o indivíduo para essa nova rotina de produção, pautada pela pontualidade, pelo respeito à hierarquia e a disciplina. Mesmo assim, as escolas (e as carreiras nelas gestadas) estavam mobilizadas para atender às demandas econômicas das sociedades. E isso é assim até hoje.
A realidade profissional vivenciada por professores, escritores, jornalistas e publicitários foi profundamente transformada por todas as mudanças originadas com o avanço da internet e seus desdobramentos. Apenas para ilustrar: práticas pedagógicas amplamente empregadas passaram a ser questionadas e materiais didáticos precisaram incorporar novos usos das linguagens; as cadeias de comercialização dos livros foram reformuladas e redes já tradicionais de livrarias fecharam suas portas; veículos de comunicação perderam suas audiências (e, com isso, sua relevância) e práticas da apuração da notícia foram postas em xeque; técnicas de persuasão deixaram de funcionar e algumas práticas de pesquisa não conseguem mais identificar o comportamento do consumidor.
Portanto, não é possível pensar esses novos rumos do mundo do trabalho separando a prática profissional de seu ensino. Ainda mais em um mundo onde o conhecimento tornou-se o verdadeiro combustível na criação de riqueza e as Instituições de Ensino Superior perderam o protagonismo na geração e compartilhamento desse conhecimento.
É neste cenário de desafios – e, também, de possibilidades – que a XV Semana de Comunicação e Letras traz como tema “Novos rumos, novas práticas profissionais”.
Prof. Dr. Marcos Nepomuceno
Diretor do Centro de Comunicação e Letras - Mackenzie
Orientações para os alunos acerca do XV Encontro de Comunicação e Letras do CCL
O XV Encontro de Comunicação e Letras – Novos rumos, novas práticas profissionais - ocorrerá entre os dias 10 e 13 novembro de 2020, com uma ampla programação para atender aos alunos dos Cursos de Jornalismo, Letras e Publicidade, do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Além disso, dentro da programação do XV Encontro, será promovido o X Fórum de Pesquisa, importante espaço para debates acadêmicos, para divulgação e apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos alunos do CCL.
Nesses 4 dias, todas as atividades, palestras programadas para o Evento serão creditadas em horas complementares, a partir de seu ingresso virtual na plataforma e preenchimento do formulário que será disponibilizado durante a palestra.
É importante ressaltar que o aluno assistirá às palestras em seu horário de aula e terá o registro da frequência e o cômputo das horas complementares. Se optar por assistir a outras palestras em outros horários, receberá somente o crédito equivalente das horas complementares por essa atividade.
Não haverá necessidade de inscrição prévia. Basta o aluno acompanhar a programação do evento e ingressar na sala virtual.
A participação do aluno, como ouvinte, nas palestras e mesas do XV Encontro de Comunicação e Letras terá como cômputo 03 (três) horas de Atividades Complementares Acadêmicas por cada atividade. Para a apresentação de trabalhos no X Fórum, cada aluno receberá 45 (quarenta e cinco) horas complementares na modalidade científica e, no caso da entrega e aprovação do trabalho, sem fazer apresentação oral, esse número será reduzido para 30 (trinta horas) horas.
Grato Comissão Organizadora
Comissão organizadora do XV Encontro de Comunicação e Letras
Prof. Manoel Nascimento – Coordenador de Extensão
Prof. André Cioli Taborda Santoro
Profa. Daniela Sacuchi Amereno
Profa. Elaine Cristina Prado dos Santos
Prof. Fábio Pereira Espíndola
Profa. Fernanda Nardy Bellicieri
Prof. Marcelo José Abreu Lopes
Prof. Osvaldo Takaoki Hattori
Prof. Rogério Aparecido Martins
Prof. Thiago Pereira da Costa
Prof. Vinicius Prates da Fonseca Bueno
Prof. Dr. Alvaro Bufarah
Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito
Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Agência Junior
Dacam
Palestrantes

Anderson Penha
Professor (Istituto Europeo di Design -SP)

Andrea Modugno
Quadrinista e Ilustrador

Annelize Conti
Diretora de planejamento e estratégia (Mutato)

Antônio Junião
Coordenador de Projetos na Ponte Jornalismo

Carlos Seabra
Editor multimídia

Chico Felitti
Podcast Muitas Vidas

Claudia Izique
Gerente de Comunicação da FAPESP

Claudio Garofalo
La Caravella

Cristhiano Motta Aguiar
Professor (Mackenzie)

Daniel Amaral
Owens-Illinois S/A

Daniele Bragança
Jornalista

Daniele Moura
Jornalista

Dario Brito Rocha Júnior
Jornalista

Diana Luz Pessoa
Semioticista e Professora (Mackenzie)

Eloisa Klein
Jornalista e Professora (Unipampa)

Eugênio Mohallem
Redator Publicitário

Francisco Rolfsen Belda
Jornalista e Professor (Unesp)

Francisco Zanetti
Diretor da Hogart

Giani Scarin
Gerente de BI da Globosat

Guilherme Soares Dias
Editor do portal Alma Preta

João Batista Cardoso
Professor (Mackenzie)

José Luiz Martins
Pé da Letra

Juliana Paiva
Radiodata

Lenize Villaça Cardoso
Jornalista e professora (Mackenzie)

Lívia Lima
Jornalista

Luisa Paolinelli
Professora (Universidade da Madeira)

Luiz Felipe Castro
Jornalista

Mario Vitor Santos
Jornalista

Massimo Pini
Roteirista

Melissa Vogel
CEO (Kantar IBOPE Media no Brasil)

Mirela Lemos
Jornalista e Pesquisadora

Natália Flores
Jornalista

Nathalia Andrijic
Estrategista Sênior no Waze/Google

Nina Alejandra Martínez Arellano
UABC (México)

Rebeca Nunes Guedes de Oliveira
Professora (USCS)

Reinaldo Canto
Jornalista

Roberta Camargo
Jornalista

Roberto Elísio dos Santos
Professor (ECA-USP)

Roberto Franco
Diretor institucional do SBT

Ronaldo Matos
Jornalista e Educador

Sidcley Lira
Editor e Redator

Vida no Centro
Vida no Centro
Programação
ABERTURA - Profa. Dra. Diana Luz Pessoa
O papel dos estudos da linguagem na sociedade: discursos intolerantes e mentirosos na internet
Link da palestraJornalismo - Antônio Junião (Ponte Jornalismo), Daniele Moura (Maré de Notícias) e Ronaldo Matos (Desenrola E Não Me Enrola)
Jornalismo para um mundo mais solidário
Link da palestraJornalismo - Mario Vitor Santos (Casa do Saber) e Francisco Rolfsen Belda (Projor)
Jornalismo e Democracia ainda moram na mesma casa?
Link da palestraPublicidade - Anderson Penha (Istituto Europeo di Design-SP)
Design Fiction & Experimental Design
Link da palestraPublicidade - Daniel Amaral (Owens-Illinois)
O novo consumidor e o branding digital
Link da palestraJornalismo - Guilherme Soares Dias (Alma Preta) e Lívia Lima (Agência Mural de Jornalismo das Periferias / Nós, mulheres da periferia)
Jornalismo para combater o racismo
Link da palestraJornalismo - Cláudia Izique (Agência Fapesp), Eloisa Klein (Unipampa), Natália Flores (Agência Bori) e Sidcley Lira (A Ciência Explica / Podcast Microbiando / Podcast Serendip / COVID-19 Divulgação Científica-Fiocruz)
Divulgação científica em meio à tempestade
Link da palestraLetras - Carlos Seabra
A língua e o lúdico no empreender - o aprender e o pensar crítico.
Link da palestraJornalismo - Roberta Camargo (Podcast Simplão/Canal Reload), Chico Felitti e Mirela Lemos (Podcast Muitas Vidas)
Jornalismo para outras narrativas possíveis
Link da palestraJornalismo - Reinaldo Canto (Envolverde) e Daniele Bragança (O Eco)
Jornalismo Ambiental para sobreviver no antropoceno
Link da palestraPublicidade - Francisco Zanetti (Hogart)
Perfil profissional dos jovens publicitários
Link da palestraMESA 1 - COMUNICAÇÃO E QUADRINHOS
A mesa irá discutir as diferentes formas de transposição da linguagem das histórias em quadrinhos para outros sistemas midiáticos. Convidados: Dr. Roberto Elísio dos Santos (Observatório de Quadrinhos); Claudio Garofalo, Alessandro Gaini, Andrea Modugno e Massimo Pini (Criação de personagens - Itália); Dr João Batista Freitas Cardoso (Transposição de personagens). Mediação: Dra. Fernanda Nardy Bellicieri.
Link da palestraMESA 2 - COMUNICAÇÃO E PESQUISA APLICADA
A mesa irá discutir as formas de desenvolvimento de produtos técnico-tecnológicos por meio da pesquisa aplicada em nível Stricto Sensu. Convidados: Dr. Dario Brito Rocha Júnior (UNICAP), Dra. Nina Alejandra Martínez Arellano (UABC, México), Ms Lenize Villaça (pesquisadora e jornalista). Mediação: Dr João Batista Freitas Cardoso.
Link da palestraMESA 3 - COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
A mesa irá discutir o impacto da pandemia do Covid-19 na área de Comunicação. Convidados: Prof. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira (Universidade Municipal de São Caetano do Sul ); Luis Felipe de Castro (jornalista Veja); Prof. Dr. Christiano Motta Aguiar (UPM - Literatura e pandemia). Mediação: Prof.Dra Mirtes de Moraes.
Link da palestraMESA 4 - VIDA NO CENTRO
A mesa trará os fundadores da plataforma digital que dialoga com os espaço urbano central de São Paulo e foi tema de Projeto Integrador correlato. Convidados: Denise Baccocina e Clayton Melo. Mediação: Prof. Dr. Anderson Gurgel. Na mesa haverá a apresentação dos trabalhos resultantes dessa interação entre o Projeto Integrador e Vida no Centro: Organização de um e-book com plano de negócios criativos para a Plataforma Vida no Centro no contexto da pandemia da Covid-19 e Festival a Vida no Centro.
Link da palestra